No passado dia 29 de Setembro, o auditório da Escola Básica de Vila Praia de Âncora foi pequeno para assistir à conferência do pedagogo e escritor Xosé Manuel Cid Fernandez que se debruçou sobre a importância da educação para os valores.
Vivendo-se hoje num mundo aparentemente caracterizado pela falta de valores, pelo menos aqueles que consideramos importantes: a paz, a justiça, a liberdade, a fraternidade, a igualdade…
Damo-nos conta que, tal como a sociedade, a escola (seu espelho) parece dar mais atenção ao conhecimento científico que ao inevitável relacionamento humano. A escola deve ser a primeira instituição a cuidar do ensino dos grandes valores que devem formar os nossos filhos para que possamos acreditar num mundo mais livre, fraterno , igual e justo.
A mudança começa naquele que deverá ser o maior espaço de liberdade, paz e tolerância: a Escola.
Xosé Manuel Cid Fernandez tentou responder a questões como: o papel da escola no ensino dos valores? Se a pedagogia dos valores será um exclusivo filosófico ou um conteúdo transversal e interdisciplinar? O papel dos funcionários no esforço de educar para os valores? O papel dos pais e encarregados de educação? O Projecto Educativo e a Educação para os valores. Definição de actividades que envolvam a comunidade educativa em torno da promoção dos valores. Que valores devem prioritariamente ser trabalhados.
O orador pretendeu lançar aos presentes inquietações, provocações com a finalidade de lançar a reflexão e o debate na comunidade educativa da Escola Básica de Vila Praia de Âncora.
Cid Fernandez “um mega agrupamento de escolas em Caminha seria uma barbaridade”
Respondendo aos presentes sobre o funcionamento das comunidades educativas, Cid Fernandez, defendeu as escolas e as suas associações de pais afirmando que só assim é possível que a escola cumpra a sua finalidade de educar interpretando os valores da sua comunidade.
Quanto a uma hipotética fusão dos agrupamentos escolares do concelho de Caminha, o Professor, considerou-a uma “barbaridade” a ser cometida por quem desconhece a realidade e a pedagogia que as escolas devem interpretar.
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