quinta-feira, 24 de março de 2011

PNE desafia Director Regional da Educação do Norte a manter o Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora

Exmo. Sr.
Director Regional da Educação do Norte
Rua António Carneiro, 98
4349 – 003 Porto

Vila Praia de Âncora, 23 de Março de 2011


Assunto: Encerramento do Agrupamento Vertical de Escolas do Vale do Âncora.

Tendo tomado conhecimento da V. decisão de encerrar o Agrupamento de Escolas do Vale do Âncora, esta associação de pais vem, por este meio, manifestar o seu desacordo e exigir a revogação de tal deliberação.
Para além de considerarmos que esta decisão enferma de legitimidade, tendo em conta a altura em que é tomada (crise política), o carácter experimentalista e desorganizado desta medida e a falta de democracia (pois não fomos ouvidos) com que é imposta, apresentamos ainda as seguintes razões:
1)      Desrespeito pela Carta Educativa que foi fruto de ampla discussão no concelho e que agora vê a sua proposta de reordenamento da rede escolar invertida por uma decisão meramente burocrática e economicista, revelando um profundo desrespeito e desconhecimento da realidade e especificidades locais e das culturas organizacionais dos actuais agrupamentos do município de Caminha;

2)      Os dois agrupamentos situam-se a uma distância considerável com especificidades e identidades locais bastante distintas sendo que, Vila Praia de Âncora, possui uma população escolar superior à da sede de concelho. Perguntamos: Por que razão a sede do pretenso mega agrupamento não ficaria em Vila Praia de Âncora?

3)      A distância física das diferentes escolas tem como consequência a dificuldade em partilhar os recursos existentes nos dois agrupamentos o que se traduzirá em prejuízos financeiros e pedagógicos;

4)       A concertação de medidas organizacionais eficazes entre os dois organismos e a resposta imediata a solicitações quotidianas tornar-se-iam impessoais, normativas e impositivas. O que não nos espanta partindo do exemplo da DREN com a sua actual arrogante decisão da fusão dos agrupamentos;

5)      A pequena dimensão deste agrupamento facilita a intervenção atempada junto dos alunos e famílias, só possível devido ao conhecimento e acompanhamento precoce dos seus agregados familiares. Assim sendo, esta união terá como consequência imediata a alteração da qualidade do ambiente escolar tão necessária à promoção e concretização do sucesso escolar e educativo de todos os alunos.

Porque…
 Pagamos a escola…
 Os nossos filhos estão na escola…
Somos parte da comunidade educativa…
Defendemos uma escola pública racional baseada na excelência e adepta da diferença…

Queremos ser ouvidos e dispomo-nos para ouvir mas exigimos que, sem que isso aconteça, esta medida não seja tomada. Para nós, esta carta representa uma tentativa de fazer imperar a razão sobre o respeito pelos direitos constitucionalmente instituídos.

Com os melhores cumprimentos,


A Direcção

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